domingo, 4 de março de 2012

Os gráficos estão a nossa volta...


Tema da proposta:

Os gráficos estão a nossa volta...

Objetivos:

Com esse projeto pretende-se desenvolver a crítica coerente dos alunos através da análise e interpretação de gráficos e dados estatísticos, buscando a compreensão da conjuntura social, política e econômica na qual ele se encontra inserido, bem como relacionar a matemática ao cotidiano nas diferentes abordagens propostas pelo projeto.

Público a ser envolvido:

A atividade será desenvolvida com alunos da 1ª série do ensino médio.

Mídias a serem utilizadas:

A pesquisa deverá ser desenvolvida em revistas e jornais, os alunos poderão acessar alguns links, com artigos, reportagens e notícias, onde deverão ser pesquisados diferentes tipos de gráficos (Revista Veja, Jornal O Globo, Jornal O Estado de São Paulo, Folha Online e Jornal A Tarde). Esses links estarão disponíveis no blog http://quimat.blogspot.com/ em que os alunos poderão utilizar como fonte de pesquisa.

Atores e papéis que deverão desempenhar:

Este trabalho tem a finalidade de promover uma aprendizagem significativa dos conhecimentos a respeito de gráficos. Para isso, a turma será dividida em grupos de 5 participantes, onde cada grupo realizará um trabalho de pesquisa que envolva coleta, tabulação e apresentação de dados em forma de gráficos.

Temas a serem abordados pelos grupos:

  • Grupo 1: Intenção, simulação de uma eleição pelos alunos;
  • Grupo 2: Cotação cambial, variação de dólar em relação às demais moedas;
  • Grupo 3: Variação climática da região;
  • Grupo 4: Desempenho de um determinado time de futebol dentro de um campeonato;

Dinâmica da atividade:

Os seguintes passos deverão ser desenvolvidos para a realização das tarefas:

  • formar grupos de 5 participantes;
  • cada um dos integrantes do grupo deverá assumir uma identidade: líder; pesquisadores e organizadores dos dados coletados
  • coletar e tabular os dados;
  • construir as tabelas e gráficos;
  • debater sobre o que foi trabalhado;
  • elaborar uma apresentação;
  • apresentar o trabalho final para os outros grupos.

DICA: Os números encontrados nas pesquisas devem ser organizados em tabelas, calculando-se também os percentuais, e transformados em diferentes gráficos (de barras, de colunas, de linha e de setores).

Período de realização:

A atividade terá duração de três semanas, ou seja, nove aulas.

Critérios de avaliação da atividade:

Nessa etapa da avaliação serão consideradas a participação dos alunos na aula e a análise da atividade proposta. Com isso, tem-se a expectativa que o estudante seja capaz de organizar dados e transportar estes dados para a confecção de um gráfico onde fiquem claras a leitura e a interpretação.

Pesquisas

1,0

Uso adequado dos procedimentos de coleta, tabulação e análise de dados

3,0

Organização dos Conteúdos

1,5

Conclusão da Pesquisa

1,5

Objetivo Alcançado

2,0

Autoavaliação

1,0

CONCLUSÃO:

Este trabalho possibilitou aos alunos, visualizar que a Estatística é muito valiosa para ler e interpretar o mundo que nos cerca, através da coleta de dados, da elaboração e interpretação de tabelas e gráficos. Nas páginas da internet, nos livros, revistas, bulas de remédios e jornais, encontramos gráficos e tabelas que pretendem relatar uma determinada situação ou experiência. A interpretação dos dados que nos são apresentados é de suma importância para compreender o mundo em que vivemos.

Referências:

  • GUIMARÃES, G. GITIRANA, V. MELO,M. CAVALCANTI, M. Livro Didático: análise sobre representação em gráficos e tabelas. In Anais do SIPEMAT. Recife, Programa de Pós-Graduação em Educação-Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco, 2006, 8p. ISBN: 85-60128-00-X
  • SELVA, A.C.V.(2003). Um experimento de ensino sobre a resolução de problemas de estrutura aditiva a partir de gráficos de barra. Anais da 26ª.Reunião Anual da ANPED. Caxambu:MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário